Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem que estimula o sistema linfático diminuindo o inchaço corporal e ajudando na prevenção contra a celulite.
A técnica é antiga e foi criada em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder. Hoje é um tratamento estético popular, que ajuda homens e mulheres a limpar toxinas do corpo e eliminar o inchaço, inclusive pré e pós operatório.
A drenagem linfática também auxilia no processo de emagrecimento devido à retirada de excesso de líquidos e de toxinas do organismo. Tem como benefícios também o combate a celulite, a melhorara da circulação sanguínea, eliminação do inchaço e o complemento essencial para diversos procedimentos de estética como a lipocavitação e a radiofrequência, por exemplo.
Estes procedimentos atuam na camada de gordura e acabam por liberar uma série de toxinas no organismo, com a drenagem linfática essas toxinas são direcionadas para os gânglios linfáticos e posteriormente eliminadas através da urina. O que garante a eficácia do tratamento.

Para emagrecer com a drenagem linfática recomenda-se realizar no mínimo 4 sessões por semana, de corpo inteiro e cuidar da alimentação não ingerindo gorduras, açúcares e alimentos processados. Beber 1.5 L de água ou de um chá drenante, como o chá verde, por exemplo, é importante para manter o organismo devidamente hidratado e eliminar ainda mais toxinas.

Apesar da drenagem linfática ser drenante e antioxidante ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos coma drenagem linfática não representa a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso seria mais correto afirmar que a drenagem linfática desincha, e não emagrece. Mas quando é associada à dieta, exercícios ou outras técnicas de estética, ela contribui para que o indivíduo emagreça mais facilmente.
A drenagem linfática também tem restrições para alguns casos particulares.
Existem contraindicações para drenagem que detectamos na avaliação. Podem ser pessoas portadoras de câncer sem autorização médica, com insuficiência renal ou grávidas antes do terceiro trimestre. Cada pessoa deve fazer uma avaliação individual antes de procurar tratamentos estéticos. Consulte um especialista para saber se você é apta para a massagem.

Quanto tempo dura?
O efeito da drenagem depende do sistema circulatório de cada pessoa.
O efeito dura bastante, mas quem tem muita celulite, devido à má circulação ou algum problema circulatório, deve visitar a clínica com frequência.